quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Livro: Os treze porquês.

Postado por Gabi Fonseca. às 20:49
Foto daqui

Oi, tudo bom com vocês?  O livro que vou falar hoje é com certeza um dos livros mais tristes e delicados que eu li nos últimos tempos, ao acabar a leitura eu estava com vontade de que todo mundo o lesse, principalmente  aqueles que estão passando pela fase da adolescência. Com a estória é possível entender como todos temos um papel na vida de outras pessoas, suas ações afetam e afetarão os que convivem com você e mesmo que esse não seja seu objetivo uma hora ou outra acontecerá.
 O texto é sobre uma menina, a Hanna que semanas antes de cometer suicídio decide gravar fitas cassetes com os motivos e enviar para as pessoas que foram responsáveis pelo seu fim.A narração começa com o seguinte paragrafo:
Foto de Amanda

"“Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da plateia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas, você é um dos motivos"."
Nós também vemos o ponto de vista do Clay, um menino que havia ficado uma vez com a Hanna em uma festa mas que não consegue entender porque as fitas chegaram até ele, afinal ele não fez nada contra a garota.
A narrativa flui de maneira fácil, pois ouvimos as duas opiniões e vamos descobrindo junto com Clay o que aconteceu para Hanna ter tomado essa decisão. Mas não pense que se trata de um livro fácil, me peguei várias vezes querendo dar conselhos à Hanna, lhe dizer que era só uma fase e que tudo iria passar. Em alguns momentos, chega a dar raiva da personagem por suas atitudes, porém é preciso lembrar que ela é apenas uma adolescente e nessa fase nós não tomamos as decisões mais espertas.
Ao final do livro eu desejava muito que tudo aquilo fosse uma brincadeira e que a Hanna estivesse bem, entretanto desde o inicio o autor deixa bem claro que isso não aconteceria. O tema é bem forte mas é tratado de maneira simples e sutil, me lembrei bastante de um outro post meu sobre o cyberbullying.
Tudo foi roubado da personagem, sua esperanças, sua vontade de viver, restando apenas a dor. Ao longo do livro nós acompanhamos todas as mentiras contadas, todas as traições, todos os abusos que ela sofreu, os sentimentos que a leitura despertam são um misto de raiva e r uma vontade de tentar mudar o final do texto,
Um ótimo livro para trazes essas discussões à tona e para nos fazer refletir sobre nossas ações e as pessoas ao nosso redor.


“Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.”


“Reconheci que tinha chegado a um ponto em que qualquer palavra amiga que recebesse seria de grande utilidade.”



13 PORQUÊS, OS
Formato: Livro
Coleção: SERIE Z
Autor: ASHER, JAY
Editora: ATICA

0 comentários:

Postar um comentário

 

Coisas Frágeiis Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos